• Maryana Fernandez

Tire o máximo de proveito das mídias sociais com esses passos simples

Atualizado: 13 de Jul de 2020

Hoje em dia é super importante marcar presença nas Redes Sociais: seu público alvo está online, esperando por você. Seu negócio irá se beneficiar muito se tiver uma estratégia de mídias sociais bem estabelecida. Cerca de 80% dos meus clientes, quando entram em contato comigo pela primeira vez não têm estratégia ou objetivos definidos e muitas vezes não sabem nem por onde começar ! Mas então como criar uma estratégia de sucesso? É exatamente sobre isso que eu vou falar a seguir.



  • 1. Defina os objetivos da sua marca

Estar presente nas redes sociais não só gera mais visibilidade como também te propicia trabalhar a imagem do seu empreendimento de uma maneira mais efetiva. Estabeleça metas e tenha em mente quais são as necessidades da sua empresa. Um planejamento estratégico bem feito economiza tempo na hora da execução e gera melhores resultados.


Os objetivos estratégicos nas mídias sociais podem ser:

- Promover a presença da marca com criação de conteúdo relevante.

- Melhorar as vendas promovendo seus produtos/serviços com links que levam o cliente para a página de compras.

- Aumentar o tráfego Web patrocinando links para o seu website criando uma fonte de entrada de novos visitantes.

- Melhorar o serviço de atendimento ao cliente diminuindo a distância entre você e seu público contando com um marketing de relacionamento mais personalizado.

- Fidelizar clientes respondendo todos os comentários que apareçam, dessa maneira cria-se uma relação de confiança com seus seguidores aumentando as possibilidades de que este cliente volte. e/ou seja fiel à marca.


  • 2. Conheça seu público-alvo


Uma vez estabelecido o que você quer fazer e aonde você quer chegar, é hora de identificar a sua clientela, um passo importantíssimo para qualquer negócio. Quando se sabe com quem estamos lidando podemos usar a linguagem mais adequada ao perfil dos leitores/usuários criando uma conexão e assim despertando o interesse do público que se identifica com o nosso conteúdo.

Ou seja, é necessário agregar valor com informações úteis, relevantes, entretenimento, etc. Insisto no fato de saber exatamente pra quem se está falando por um simples motivo: ser lembrado. Digamos que a mente do cliente é o Google, você vai ter que se rankear nas primeiras posições do buscador mental dele.


O que você deve saber sobre o seu público ideal:

- Sexo

- Faixa Etária

- Nível de Estudos

- Hierarquia no Lar

- Nível Socioeconômico

- Estilo de vida

- Sistema de Valores

- Perfil (quando compra, motivos da compra e quanto compra)


  • 3. Escolha os melhores canais para difundir os seus conteúdos


Cada Rede Social tem suas características e estilo próprio, essa parte é fundamental. Você deve saber o que define cada rede para poder escolher as mais adequadas à sua marca e favorecer o crescimento do seu negócio.


- Facebook: essa é uma das Redes Sociais mais completas no que se refere a serviços publicitários, permite segmentar seu público com muita eficiência e assim maximizar o alcance dos seus anúncios e campanhas publicitárias online.

- Twitter: Uma das principais características do Twitter é seu incrível dinamismo, lugar ideal para melhorar o atendimento ao cliente.

- Instagram: mais de 25 milhões de anunciantes no mundo já utilizam a plataforma para gerar negócios, deles, os brasileiros são o segundo público mais presente, atrás apenas dos norte-americanos.

- LinkedIn: Esta é a Rede Social dedicada ao mundo profissional, perfeita para posicionar sua marca no âmbito industrial e também para encontrar funcionários capacitados para o seu negócio. Ideal também para desenvolver relações comerciais tipo B2B.

- Pinterest: a audiência do Pinterest está composta por 85% de mulheres, uma vantagem para quem trabalhar com este segmento. É um excelente meio para aumentar as vendas pois as pessoas usam essa mídia social para procurar inspirações e ideias.


  • 4. Crie conteúdo que agregue valor à marca

É fundamental falar da coisa certa no momento certo, disso se trata entender quais são os temas que realmente interessam ao seu público e fazer eco nas redes sociais. Isso ajuda a atrair leitores e comentários para os seus conteúdos, e se o conteúdo for realmente bom, você ainda aumenta o número de seguidores de suas contas.


  • 5. Faça análises das estatísticas de desempenho


As métricas são formas de mensuração e permitem saber se suas estratégias estão alcançando os resultados esperados. Diferentemente do que muitos pensam, é preciso ir além das curtidas e analisar as métricas certas para acompanhar o desempenho de suas ações. Não se prenda a métricas de vaidade, avalie se o investimento realizado está gerando o resultado esperado e entenda qual é a melhor mídia social para desenvolver sua estratégia. Além de conhecer as principais métricas, você precisa realizar um monitoramento constante. São elas:


FACEBOOK


- Alcance: o número de pessoas que visualizaram qualquer publicação da sua Página, detalhado por total, orgânico e promoções.

- Publicações: apresenta informações referentes às publicações da última semana, como o comportamento dos seus fãs considerando dias e horários.

- Pessoas: dados demográficos agregados de pessoas que curtiram a sua página com base nas informações de idade e gênero disponíveis em seus perfis de usuário.


INSTAGRAM


- Impressões: é o número total de vezes que a sua publicação foi vista. Cada visualização contabiliza uma impressão, independente se o usuário está visualizando pela primeira vez ou não;

- Alcance: o alcance define quantas pessoas únicas visualizaram a sua publicação;

- Engajamento: é o número de curtidas e de comentários que a sua publicação recebeu;

- Interações: é o total de ações ocorridas em seu perfil, como visitas ao perfil e cliques no link da bio e cliques no call-to-action do perfil (email ou telefone).


INSTA STORIES


Stories

- Interações: quantos toques teve a sua história, incluindo cliques no link;

- Descoberta: o total de contas que foram alcançadas com a história publicada;

- Toques para voltar: é o número de pessoas que voltaram para ver uma foto ou vídeo que você publicou nos Stories;

- Toques para avançar: é o número de pessoas que clicaram para ver a próxima foto ou vídeo das suas histórias;

- Saídas: define o número de vezes que alguém saiu da sua história;

- Respostas: o número de respostas que uma foto ou vídeo recebeu dentro do Instagram Stories.


LINKEDIN


- Visitantes: são os visitantes únicos e visualizações da página ao longo do tempo, considerando dispositivos móveis e computadores;

- Atualizações: número total de pessoas que gostaram, comentaram, compartilharam e passaram a seguir nos últimos 30 dias;

- Seguidores: número de usuários que seguiram sua página e a demografia compreendendo: localidade, função, nível de experiência, setor, tamanho de empresa e status no emprego.


TWITTER


- Tweets: total de posts que seu perfil publicou no Twitter;

- Impressões: quantas vezes os seus tweets foram visualizados pelos usuários;

- Visitas ao perfil: quantas visitas o seu perfil teve no último mês;

- Menções: quantas vezes seu perfil foi mencionado por usuários do Twitter;

- Seguidores: quantos seguidores você tem e quantos novos seguidores seu perfil ganhou no último mês;

- Tweet de destaque: o tweet que ganhou mais impressões em um determinado mês;

- Menção de destaque: o tweet com mais impressões em que outro usuário do Twitter menciona seu nome de usuário;

- Seguidor de destaque: seu seguidor com o maior número de seguidores. Esse dado mostra um potencial influenciador e parceiro para seu negócio.


Espero que tenha gostado desse artigo e que após a leitura seja capaz de desenvolver uma estratégia de Marketing Digital nas Redes Sociais mais efetiva, caso ainda tenha dificuldades entre em contato comigo, eu com certeza poderei te auxiliar nesse processo!


.



#Mídiassociais #Blogger #Passossimples

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo