• Maryana Fernandez

Como reconhecer fake news nas mídias sociais

Atualizado: 13 de Jul de 2020

Fake News é uma expressão em inglês que significa notícias falsas. Esse tipo de informação tem ganhado repercussão com a velocidade em que elas são divulgadas, devido à popularização das redes sociais e de aplicativos de mensagens.


As pessoas compartilham conteúdos com amigos e familiares sem saber se aquilo é verdade ou não. Mas o que para uns pode ser uma brincadeira, na verdade pode ter um impacto negativo sério, sobretudo na área da saúde.


“Notícia falsa é um boato, um mito, uma lenda urbana. Mas o que hoje a gente chama de fake news é a notícia que tenta beneficiar alguém, prejudicando outra pessoa”, alerta Erika Abe - Diretora de Estratégia Digital.

Portanto, tenha senso crítico ao ler uma notícia e leia todo material e não apenas o título e subtítulo. Há vários tipos da fake news: texto verdadeiro, mas título e subtítulos falsos; texto e título verdadeiros, mas foto falsa; tudo falso; entre outros. Nem sempre é fácil distinguir. Mas seguindo algumas dicas você pode avaliar a veracidade de uma notícia antes de ir compartilhando nas redes sociais e em aplicativos de celular.




6 passos para identificar fake news 

  • Avalie a fonte, o site, o autor do conteúdo.

Começando pelo básico, se não tem fonte ou referência, qual a chance de um conteúdo ser real? É necessário consumir informações de fontes verificadas e parar de compartilhar conteúdos que não sabemos nada sobre, afinal, somos os principais disseminadores das fake news. Muitos sites publicadores de fake News têm nomes parecidos com endereços de sites de notícias. Portanto, avalie o endereço e verifique se o site é confiável.

  • Avalie a estrutura do texto

Site que divulgam fake News costumam apresentar erros de português, de formatação, letras em caixa alta e uso exagerado de pontuação.

  • Preste atenção na data da publicação

Outro detalhe importante é prestar atenção às datas. Uma notícia pode até não ser falsa, mas ela é de 2003, logo talvez ela já não faça mais sentido. Se parecer muito absurda, jogue no Google. A chance de ser mentira já desmentida há tempos é grande. Se vier pelo WhatsApp, não dê como verdadeiro logo de cara.

  • Leia mais que só o título e o subtítulo

Leia a notícia até o fim. Muitas vezes, o título e o subtítulo não condizem com o texto.

  • Pesquise a notícia no Google

Duvide se você receber uma notícia bombástica que não esteja em outros sites de notícia. Você pode encontrar também a mesma notícia sendo desmentida em sites especializados em desmascarar fake news. Faça sua própria pesquisa sobre o assunto antes de disseminá-lo por aí!

  • Só compartilhe após checar se a informação é correta

Não compartilhe conteúdo por impulso. Você é responsável pelo o que você compartilha! Você nunca sabe à quem essa mensagem vai chegar, e já tem muitos casos de pessoas sofrendo com ataques de pânico ou de ansiedade por acreditarem em tudo que é passado em grupos de WhatsApp, pense que sem saber pode estar afetando a saúde emocional de várias pessoas. Seja Consciente.



#Fakenews #Internet #Mídiasocial


Fonte de pesquisa : hypeness.com.br / www.blog.saude.gov.br

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco

©2020 por Maryana Fernandez.